Para quem você vai vender?

Se você respondeu que vai vender seu produto para todos (mesmo sendo produto de massa), você está dando tiros para todos os lados. Cuidado, um tiro pode acertar o seu pé.
Quanto mais você segmentar o seu mercado, menor o custo de abordagem e maior a chance de sucesso. Segmente o seu mercado.

O que é segmentação de clientes?

A segmentação nada mais é que a seleção dos clientes pelo qual a empresa deseja relacionar-se.

1 – Planeje uma estratégia de abordagem

Escolha quais clientes você pretende atingir (isso é de suma importância) e elabore uma estratégia de abordagem. Essa abordagem pode ser através de vendas diretas ou pelos canais de comunicação (marketing).

A estratégia de abordagem pode começar através da compreensão do mercado atual. Fazer um levantamento através de uma pesquisa de mercado é o primeiro passo para entender qual é a situação atual, bem como o que o seu produto ou serviço enfrentará quando for inserido nele.

2 – Não seja muito expansivo no segmento de clientes

O ideal é ser o mais específico possível. Saiba a categoria, se o cliente é consumidor final ou intermediário, o que levam eles a comprar aquele produto, os hábitos de compra e motivações. Dessa forma, não haverá erro quanto ao seu empreendimento ser perfeito para o cliente certo.

Para tanto, é imprescindível utilizar de modo personalizado colocando o cliente como único, que ele entenda que aquela proposta foi desenvolvida exclusivamente para ele. Uma pesquisa de satisfação de clientes com a situação do mercado ajudaria na hora de compreender os pontos que podem ser explorados e melhorados na venda de um produto.

3 – Escolha clientes pela facilidade de se comunicar e de se encontrarem

Você jamais poderá estar distante dos seus cientes. E assim, você poderá montar um grande perfil para alcançar e aumentar seus clientes. Consequentemente, suas vendas aumentarão e seu produto será muito mais atraente dentro do seu nicho de mercado.

Mesmo que o seu produto seja de alto consumo, defina sempre grupos de clientes distintos, e inicie as estratégias focadas nesses pequenos grupos.

Leave a Comment