Vamos entender…

Quando você já tem um esboço daquilo que deseja, com a imagem que deseja, as fontes que serão usadas, você já tem algo criado, ou seja, você precisa de alguém que transfira aquela ideia para o formato de arquivo final, seja para web ou para impressão.
Isto é um serviço de arte.

A criação é mais importante que a arte?

Sim e não.
Não basta criar, o arquivo tem que ser montado e finalizado para o uso que deseja.

Então pra quê pagar por uma criação?

Pra não fazer errado. Simples assim.
Ao solicitar uma criação, seja um logotipo, um rótulo ou uma peça publicitária qualquer, ela será desenvolvida por um profissional que estudou muito (pelo menos deveria ser assim) para chegar em um resultado que agrade o seu público alvo (isso mesmo.. o público alvo, e não necessariamente você), afinal a sua empresa é feita para o seu cliente.

Antes de qualquer criação, serão feitas diversas perguntas sobre os objetivos e perfis que você deseja atingir. Se o profissional não fizer estas perguntas, fuja!
É o profissional que vai ajudar  definir qual será a identidade visual, cores, formatos, movimentos e muitos outros detalhes que vão ajudar no desenvolvimento comercial da empresa ou produto e que para muitos, passam totalmente desapercebidos e sendo chamados apenas de um “desenho bonito.”

Se você está iniciando uma empresa ou um novo produto, eu aconselho sempre a busca de um Designer para ajudar nessas questões. Acredite. Vale muito a pena, pois o valor investido certamente retornará como clientes e vendas.